Bio

Nasci em Goiânia (Goiás), mas moro em Campinas (São Paulo) desde meu primeiro ano de vida. Quando criança, em meados dos anos 1980, passei dois anos em Chicago (EUA) com minha família. Tive um forte envolvimento com a música durante toda a minha adolescência, tendo tocado em diversas bandas de rock e experimentalismos eletrônicos em Campinas e Milão (Itália) até meados dos anos 2000. Em 1994 ingressei do Curso de Graduação em Ciências Sociais da Unicamp, iniciando uma trajetória acadêmica que se estende até o presente, como detalho melhor abaixo.

:::::::::: ATUAÇÃO PROFISSIONAL :.
Desde fevereiro de 2011, trabalho como professor MS-3 de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo já ministrado disciplinas de Graduação e Pós-Graduação. No IFCH/Unicamp, atuei como coordenador do Curso de Graduação em Ciências Sociais entre 2011 e 2015 (associado entre 2011 e 2013 e pleno entre 2013 e 2015).

Em maio de 2003 fundei, junto com o Prof. Dr. Laymert Garcia dos Santos (IFCH) e 11 então pós-graduandos do IFCH, o Grupo de Pesquisa Conhecimento, Tecnologia e Mercado (CTeMe). Atualmente coordeno o grupo junto com a Profa. Dra. Marta M. Kanashiro (Labjor) e o Prof. Dr. Márcio Barreto (FCA). Desde 2011 coordeno, no IFCH/Unicamp, o Laboratório de Sociologia dos Processos de Associação (LaSPA), um desdobramento do CTeMe.

Entre abril de 2010 e fevereiro de 2011, fui professor Adjunto-I de Antropologia no Departamento de Ciências Sociais (DCSo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Nesta condição, ministrei a disciplina Antropologia da Saúde para os cursos de Graduação em Ciências Sociais, Psicologia e Fisioterapia.

Entre agosto de 2009 e abril de 2010 fui professor Adjunto-I de Sociologia do Departamento de Ciências Humanas (DCH) da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Nesta condição, ministrei disciplinas de Sociologia e Antropologia em diversos cursos de Graduação (Ciências Sociais, História, Geografia, Pedagogia, Fisioterapia, Odontologia e Nutrição).

:::::::::: FORMAÇÃO e PESQUISA :.
Ingressei no curso de Graduação em Ciências Sociais do IFCH-UNICAMP em 1994. Desenvolvi pesquisas de Iniciação Científica no Centro de Estudos de Migrações Internacionais (CEMI) e no Núcleo de Estudos de População (NEPO) entre 1995 e 1996, sob a orientação da Profa. Dra. Teresa Sales. Em 1999 conheci o professor Laymert Garcia dos Santos em um curso de graduação e, depois de ler o seu texto “Bill Viola, xamã eletrônico”, passei a trabalhar com ele em uma monografia de conclusão de curso. Laymert me iniciou naquilo que hoje eu chamo de “tradição menor” da filosofia, com ênfase na tríade Bergson-Simondon-Deleuze/Guattari.

Graduei-me em 2000 e ingressei no Mestrado em Sociologia em 2001. Entre 2002 e 2007, frequentei as reuniões do Grupo de Estudos em Imagem Corporal, sediado na Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp e coordenado pela Prof. Dra. Maria da Consolação G.C.F. Tavares e pelo Prof. Dr. Edison Duarte, ambos da FEF. Fui transferido diretamente para o Doutorado em Ciências Sociais em 2003, mesmo ano em que fundei o Grupo de Pesquisa CTeMe junto com Laymert e outros 10 mestrandos e doutorandos. Defendi minha tese Música eletrônica e xamanismo: técnicas contemporâneas do êxtase em 2 de outubro de 2006.

Participei, durante o ano de 2007, do Programa de Formação de Quadros Profissionais do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), com bolsa CAPES e sob supervisão do Prof. Dr. José A. Giannotti. Em 2008 coordenei, junto com Emerson Freire, o décimo primeiro número da revista portuguesa Nada (Lisboa), com artigos originais, traduções e entrevistas. Entre 2008 e 2010 desenvolvi pesquisa de Pós-Doutorado no Departamento de Sociologia IFCH-UNICAMP, sob supervisão de Laymert Garcia dos Santos e com financiamento da FAPESP, sobre a relação som-movimento na música eletrônica de pista.

Junto ao Grupo de Pesquisa CTeMe, participei da organização dos seguintes eventos: Arte, tecnociência e política (IFCH/UNICAMP, 25/10/2004); Einstein hoje: relatividade e ciências humanas (IFCH/UNICAMP, 07/11/2005); Etnografias da política e políticas da etnografia (27/03/2007); Afecção, sensação, percepção – ambiente máquinas, espíritos (IFCH/UNICAMP e SESC-SP, 17 e 18/08/2008); Informação, tecnicidade, individuação: a urgência do pensamento de Gilbert Simondon (IFCH/UNICAMP, 02, 03 e 4/04/2012); IV Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia (IV ReACT) (IFCH/UNICAMP, 24 a 26/09/2013).

Desde 2009, quando atuava como professor de Antropologia no DCSo/UFSCar, venho estabelecendo as bases de um Laboratório de Sociologia dos Processos de Associação (LaSPA), voltado para pesquisas compatíveis com a leitura que venho desenvolvendo da Teoria Ator-Rede de Bruno Latour e da filosofia da individuação de Gilbert Simondon. Este laboratório, um desdobramento do Grupo de Pesquisa CTeMe, funciona atualmente no IFCH/Unicamp, tendo já abrigado algumas pesquisas e promovido alguns eventos acadêmicos

Mais detalhes sobre minha formação e produção acadêmicas podem ser encontrados em meu Currículo Lattes.

:::::::::: OUTRAS COISAS :.
Entre uma obrigação e outra, secreto rabiscos, imagens e sons.

2 Respostas para “Bio

  1. Peter Kaye

    Hey Pedro,
    Great paper at the conference today.

    Thanks, and thanks for the Leventhal reference.

    Peter

  2. Reiko Sato

    Oi Pedro!
    Voce está sendo um super pai, um super marido e um super genro!

    Reiko

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s