Docência

_____________________________________________2017
1o semestre de 2017.
HZ158-B – Sociologia de Durkheim
O principal objetivo da disciplina é aproveitar alguns conceitos durkheimianos fundamentais, e suas relações, numa reflexão sobre a teoria e a prática sociológicas contemporâneas. Este aproveitamento será realizado à luz da interpretação garfinkeliana para o “aforismo de Durkheim”, assim como da leitura latouriana da sociologia de Gabriel Tarde. Em outras palavras, será apresentada uma leitura de Durkheim mais interessada no “fato da associação” e na sociogênese do que no “fato social” e nas instituições. A disciplina aproveitará a Sociologia de Durkheim como uma espécie de iniciação do estudante na teoria-prática sociológica, sendo, assim, voltada para estudantes com pouco ou nenhum contato anterior com a obra de Durkheim, ou com as ciências sociais.
Disciplina obrigatória para o Núcleo Comum do Curso de Graduação em Ciências Sociais do IFCH-Unicamp.
_____________________________________________2015
2o semestre de 2015.
SO153 – Tópicos Especiais em Ambiente e Tecnologia I: a sociologia transindividual de Gilbert Simondon.
Esta disciplina propõe fundamentalmente: (1) estudar alguns conceitos desenvolvidos pelo filósofo Gilbert Simondon para lidar com os processos de individuação coletiva; e (2) debater alguns usos contemporâneos desses conceitos a partir de apresentações realizadas no encontro Informação, tecnicidade, individuação: a urgência do pensamento de Gilbert Simondon, realizado no IFCH/Unicamp entre 2 e 4 de abril de 2012. Com relação ao primeiro ponto, nos limitaremos a debater a introdução e a quarta parte da obra L’individuation à la lumière des notions de forme et d’information, de 1958, na qual Simondon desenvolveu os fundamentos do transindividual e a individuação coletiva. Com relação ao segundo ponto, serão debatidos os textos que comporão o livro homônimo do encontro realizado no IFCH em 2012, contando também, quando possível, com a presença dos autores.
Disciplina optativa para o Programa de Pós-Graduação em Sociologia do IFCH-Unicamp.
_____________________________________________
1o semestre de 2015.
HZ158-B – Sociologia de Durkheim
O principal objetivo da disciplina é apresentar e discutir alguns conceitos durkheimianos fundamentais e suas relações. Como objetivo suplementar, a disciplina também envolverá discussões sobre a contemporaneidade do pensamento de Émile Durkheim. A disciplina será voltada para estudantes com pouco ou nenhum contato anterior com Durkheim.
Disciplina obrigatória para o Núcleo Comum do Curso de Graduação em Ciências Sociais do IFCH-Unicamp.
_____________________________________________2014
2o semestre de 2014.
HZ353-B – Tópicos Especiais em Sociologia XVIII: exercícios em sociologia da ação-rede.
O problema da relação indivíduo/sociedade (também nas suas versões agência/estrutura ou liberdade/determinação) é certamente um dos primeiros e mais fundamentais das Ciências Sociais em geral. Podemos, grosso modo, localizar qualquer cientista social em algum lugar entre as propostas microssociológicas (e.g.: o interacionismo simbólico) e macrossociológicas (e.g.: o estrutural-funcionalismo), dependendo da prevalência atribuída, seja às interações e negociações locais entre os agentes, seja às determinações sistêmicas e estruturais da ação individual. Alguns sociólogos se destacaram ao longo do século XX por proporem alternativas a este dilema, com destaque para a “sociologia figuracional” de Norbert Elias, a “teoria da estruturação” de Anthony Giddens e a “praxeologia” de Pierre Bourdieu. Esta disciplina propõe debater, mas também exercitar na prática, uma proposta que, apesar de sua menor penetração nas ciências sociais em geral (exceto de maneira estereotipada e negativa), se distingue das demais tanto por seus pressupostos quanto por seus efeitos. Trata-se da Teoria Ator-Rede (TAR), na forma como foi originalmente formulada ao longo dos anos 1980, principalmente por Michel Callon, John Law e Bruno Latour. Tal proposta se distingue de imediato das outras mencionadas tanto pela atenção dedicada aos não-humanos quanto pela simetria estabelecida entre as diferentes ciências (tradicionalmente separadas entre “humanas”, “naturais”, “exatas”, ou outros termos ainda). O exercício proposto nesta disciplina envolverá o debate, em sala de aula, de um conjunto de leituras, paralelamente ao desenvolvimento de estudos de caso que coloquem à prova as proposições trabalhadas a partir da literatura. O objetivo da disciplina será a familiarização inicial do aluno, de uma perspectiva tanto teórica quanto prática, com o conceito de ação-rede que fundamenta a TAR.
Disciplina eletiva do Curso de Ciências Sociais da Unicamp.
_____________________________________________
1o semestre de 2014.
FCH-0015 – Igualdade, identidade e bem comum: elementos da organização social
A proposta geral deste curso é contribuir para o enriquecimento das relações da Unicamp – e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) em especial – com a realidade escolar de Campinas – e das turmas de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Fundação Municipal de Ensino Comunitário (FUMEC) em especial. Voltado para professores de EJA da FUMEC, o curso busca oferecer um contexto de discussão e reflexão em torno de temas e questões relativos à sociedade em geral e à educação em particular. As aulas serão ministradas por docentes e pós-graduandos dos cursos de Ciências Sociais, História e Filosofia do IFCH, sendo cada curso responsável quatro aulas, como detalhado a seguir.
Curso de Extensão oferecido pelos Cursos de Graduação em Ciências Sociais, História e Filosofia do IFCH para professores de Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Fundação Municipal de Ensino Comunitário de Campinas (FUMEC).
_____________________________________________
1o semestre de 2014.
HZ291-A/B – Tópicos Especiais de Humanidades I: Engenharia e sociedade
Contexto importantíssimo para a interlocução entre cursos de Humanas e Engenharias da Unicamp. Neste semestre, pela primeira vez, o curso será organizado na forma de seminários ministrados por professores convidados.
Disciplina obrigatória para os Cursos de Graduação em Engenharia Civil (12) e Engenharia da Computação (34) – e eletiva para os Cursos de Graduação em Engenharia Elétrica (11 e 41) e Engenharia Mecânica (10) – da Unicamp.
_____________________________________________
1o semestre de 2014.
SO153-B – Tópicos Especiais em Ambiente e Tecnologia I: das especificidades da mediação técnica no estudo dos processos de associação
Esta disciplina propõe apresentar as linhas gerais de uma teoria-prática sociológica baseada em certas especificidades da mediação técnica, a saber: o registro metódico e automático das ações tecnicamente mediadas. Serão apresentadas duas dimensões distintas, mas interligadas, da mediação técnica: como objeto de investigação e como método investigativo. O objetivo da disciplina será a familiarização com (1) uma certa perspectiva socio-antropológica reticular-associativa e com (2) uma atitude de pesquisa baseada nas especificidades metódicas e objetivantes da mediação técnica.
Disciplina optativa para o Programa de Pós-Graduação em Sociologia do IFCH-Unicamp.
_____________________________________________2013
2o semestre de 2013.
Processos tecnicamente mediados de associação como objeto e método para as Ciências Sociais
Este minicurso propõe apresentar as linhas gerais de uma teoria-prática sociológica baseada em certas especificidades da mediação técnica, a saber: o registro metódico e automático das ações tecnicamente mediadas. O objetivo do minicurso é apresentar ao aluno de graduação duas dimensões distintas, mas interligadas, da mediação técnica na Teoria Ator-Rede (TAR) de Bruno Latour: como objeto de investigação e como método investigativo. Isso será feito em duas sessões com duração de 3 horas cada.
Minicurso oferecido durante a Semana de Ciências Sociais do IFCH/Unicamp de 2013.
_____________________________________________
2o semestre de 2013.
HZ104-A/B – Estágio Supervisionado em Ciências Sociais II
A disciplina será composta por discussões em sala de aula e atividades extra-classe. Em sala de aula, discutiremos material bibliográfico selecionado voltado à questão do ensino de sociologia no ensino médio, dando especial ênfase ao papel da licenciatura na conjuntura brasileira atual. As atividades extra-classe consistirão em estágio docente e em colaboração na construção e manutenção do blog “Estágio Supervisionado em Ciências Sociais“, voltado a alunos, professores e pesquisadores e dedicado à divulgação e discussão de temas ligados ao ensino de sociologia no ensino médio.
Disciplina obrigatória para a modalidade Licenciatura do curso de Graduação em Ciências Sociais do IFCH-Unicamp.
_____________________________________________
1o semestre de 2013.
HZ158-A – Sociologia de Durkheim
O principal objetivo da disciplina é apresentar e discutir alguns conceitos durkheimianos fundamentais e suas relações. Como objetivo suplementar, a disciplina também envolverá discussões sobre a contemporaneidade do pensamento de Durkheim. A disciplina será voltada para alunos com pouco ou nenhum contato anterior com Durkheim.
Disciplina obrigatória para o Núcleo Comum do Curso de Graduação em Ciências Sociais do IFCH-Unicamp.
_____________________________________________2012
2o semestre de 2012.
HZ258-B – Sociologia de Marx
O principal objetivo da disciplina é apresentar e discutir alguns conceitos marxianos fundamentais e suas relações. Como objetivo suplementar, a disciplina também envolverá discussões sobre a contemporaneidade do pensamento marxiano. A disciplina será voltada para alunos com pouco ou nenhum contato anterior com Marx.
Disciplina obrigatória para o Núcleo Comum do Curso de Graduação em Ciências Sociais do IFCH-Unicamp.
_____________________________________________
1o semestre de 2012.
SO101/SO161-A – Teoria Sociológica I/II
Se toda teoria sociológica for, também e inevitavelmente, prática sociológica, o que é pensar-fazer sociologia hoje? De um lado, temos as imagens da sociologia propostas pelo senso comum e pelos meios de comunicação em geral, ora como um instrumento politizador e emancipador do indivíduo-cidadão, ora como pseudo-ciência ou charlatanismo ideológico. De outro lado, temos a imagem da sociologia proposta por cientistas contemporâneos de várias áreas do conhecimento, como caso privilegiado de um novo ideal científico, capaz de combinar análises qualitativas e quantitativas numa compreensão operacional de redes e sistemas complexos e fora de equilíbrio (ou metaestáveis). Esta disciplina propõe a criação de um ambiente de experimentação teórico-prática em torno de nosso próprio fazer-pensar sociológico atual. Com este objetivo, promoverá, num primeiro momento, leituras e discussões sobre a situação da sociologia frente à ciência e à sociedade contemporâneas (UNIDADE I). Num segundo momento, promoverá a reflexão em torno de temas e conceitos normalmente tidos como centrais para a sociologia, a partir da leitura e discussão de textos específicos (UNIDADE II). A última unidade da disciplina será dedicada a leituras e discussões em torno de possíveis avanços e inovações na teoria-prática sociológica contemporânea (UNIDADE III).
Disciplina obrigatória para o Mestrado e optativa para o Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do IFCH-Unicamp.
_____________________________________________2011
2o semestre de 2011.
HZ104-A/B – Estágio Supervisionado em Ciências Sociais II
A disciplina será composta por discussões em sala de aula e atividades extra-classe. Em sala de aula, discutiremos material bibliográfico selecionado voltado à questão do ensino de sociologia no ensino médio, dando especial ênfase ao papel da tecnologia tanto como conteúdo disciplinar quanto como ferramenta pedagógica. As atividades extra-classe consistirão em estágio docente e em colaboração na construção e manutenção do blog “Estágio Supervisionado em Ciências Sociais“, voltado a alunos, professores e pesquisadores e dedicado à divulgação e discussão de temas ligados ao ensino de sociologia no ensino médio.
Disciplina obrigatória para a modalidade Licenciatura do curso de Graduação em Ciências Sociais do IFCH-Unicamp.
_____________________________________________
1o semestre de 2011
HZ854-B – Tópicos Especiais em Sociologia VIII
Se “Sociologia” pode ser definida como “ciência do social” (socius + logos), então cabe perguntar o que há nela de “ciência” e de “social”. Esta disciplina propõe (1) discutir a possibilidade de definir Sociologia como o estudo dos “processos de associação” e (2) considerar as implicações dessa possibilidade. Para isso, partiremos da leitura de alguns textos programáticos de Bruno Latour e colaboradores que delineiam uma concepção de ciência social explicitamente dedicada ao estudo dos processos de associação, esclarecendo também suas relações com a primatologia, o interacionismo simbólico, a etnometodologia, a teoria do ator-rede (ANT), a Política, a Filosofia, as Ciências Naturais e a Sociologia de Gabriel Tarde. O objetivo da disciplina é colocar em discussão a prática sociológica a partir da discussão de seu objeto.
Disciplina eletiva para o curso de Graduação em Ciências Sociais do IFCH-Unicamp.
_____________________________________________2010
2o semestre de 2010
Antropologia da Saúde (turmas A e B)
Disciplina optativa para os cursos de Graduação em Ciências Sociais, Fisioterapia e Psicologia da UFSCar.
_____________________________________________
1o semestre de 2010
Sociologia
Disciplina regular do curso de Graduação em Fisioterapia da UNIFAL.
_____________________________________________
1o semestre de 2010
Antropologia
Disciplina regular do curso de Graduação em Odontologia da UNIFAL.
_____________________________________________
1o semestre de 2010
Antropologia
Disciplina regular do curso de Graduação em Geografia da UNIFAL.
_____________________________________________
1o semestre de 2010
Antropologia
Disciplina regular do curso de Graduação em Pedagogia da UNIFAL.
_____________________________________________
1o semestre de 2010
Antropologia
Disciplina regular do curso de Graduação em Nutrição da UNIFAL.
_____________________________________________2009
2o semestre de 2009
Sociologia II
Disciplina regular do curso de Graduação em Ciências Sociais da UNIFAL.
_____________________________________________
2o semestre de 2009
Sociologia
Disciplina regular do curso de Graduação em História da UNIFAL.
_____________________________________________2008
1o semestre de 2008
HZ851A – Sociologia da Cultura
Disciplina regular do curso de Graduação em Ciências Sociais do IFCH-UNICAMP.
_____________________________________________2004
2o semestre de 2004
HZ159A – Tópicos Especiais em Sociologia XIV
Disciplina regular do curso de Graduação em Ciências Sociais do IFCH-UNICAMP.
_____________________________________________
1o semestre de 2004
HZ291F – Tópicos Especiais de Humanidades I
Disciplina regular dos cursos de Graduação em Ciências Exatas da UNICAMP.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s