Antropologia (Pedagogia)

Programa de Ensino
Instituição: Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL)
Curso: Pedagogia
Ano letivo: 2010
Período:
Disciplina: Antropologia
Aulas: Quarta-feira das 21h às 22h40 e Sexta-feira das 19h às 20h40, na sala V305. (Feriados)
Carga horária total: 60h
Ementa: A Antropologia no contexto das Ciências Sociais. Natureza e cultura. Noções fundamentais da Antropologia Cultural. Antropologia e organização social. Dinâmica cultural das sociedades complexas. As interpretações antropológicas da cultura e da sociedade no Brasil.
Objetivo geral: Entrar em contato com a perspectiva antropológica sobre os fenômenos, destacando aqueles pertinentes à área da Pedagogia.

::::::::::CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:.

Unidade I: Introdução à Antropologia.

    Objetivo específico: Introduzir os alunos na disciplina antropológica, através de uma apresentação das principais correntes de pensamento antropológico desde o surgimento da disciplina no século XIX até a contemporaneidade.

Unidade II: O corpo na Antropologia.

    Objetivo específico: Refletir sobre as possíveis implicações, para o campo da educação, da maneira como a Antropologia lida com a questão da corporeidade.

Unidade III: Educação, cultura e poder.

    Objetivo específico: Abordar a problemática da dominação cultural-institucional e da reprodução social de relações de poder.

Unidade IV: Indivíduo e sociedade.

    Objetivo específico: Considerar as diferentes perspectivas que a Antropologia oferece para a compreensão das relações entre indivíduo e sociedade.

Unidade V: Políticas da identidade e da diferença.

    Objetivo específico: Desenvolver o tema dos movimentos sociais e a maneira como envolvem a consolidação identitária e a afirmação de diferenças.

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::::::::::SISTEMA DE AVALIAÇÃO:.
Relatórios: Cada aluno(a) deverá fazer cinco relatórios de aula ao longo do semestre. Cada relatório terá nota entre zero (mínima) e um (máxima).
Seminários: Cada aluno(a) deverá integrar um grupo para apresentar um seminário no final do semestre. O seminário consistirá na apresentação de um texto a ser combinado com o professor. Cada aluno(a) receberá uma nota entre zero (mínima) e cinco (máxima) pelo seu desempenho no seminário.
Nota final: A nota final será calculada somando as notas obtidas nos relatórios de aula com a nota obtida no seminário. Alunos(as) que não atingirem a nota final 7 na disciplina poderão realizar uma prova suplementar.

::::::::::BIBLIOGRAFIA BÁSICA:.
DAMATTA, Roberto. 1987. A Antropologia no quadro das ciências. In: Relativizando: uma introdução à Antropologia Social. Rio de Janeiro: Rocco, pp.17-85. (*)
DURKHEIM, Émile. 1996. Objeto da pesquisa: Sociologia religiosa e teoria do conhecimento. In: As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. (trad. Paulo Neves) São Paulo: Martins Fontes, pp. V-XXVII.
__________. 2008. A educação moral. (trad. Raquel Weiss) Petrópolis: Vozes.
BOURDIEU, Pierre e PASSERON, Jean-Claude. 2008. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. (trad. Reynaldo Bairão) Petrópolis: Vozes.
FOUCAULT, Michel. 2008. Microfísica do poder. (trad. Roberto Machado) São Paulo: Graal.
GOFFMAN, Erving. 2008. A representação do eu na vida cotidiana. (trad. Maria C.S. Raposo) Petrópolis: Vozes.
GOMES, Mércio P. 2008. Antropologia: ciência do homem, filosofia da cultura. São Paulo: Contexto. [Primeiro capítulo disponível na Internet]
LÉVI-STRAUSS, Claude. 2008. A ciência do concreto. In: O pensamento selvagem. (trad. Tânia Pellegrini) Campinas: Papirus, pp.15-49. (*)

::::::::::BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:.
EVANS-PRITCHARD, Edward E. 1975. Antropologia Social. In: Alba Z. Guimarães (sel.). Desvendando máscaras sociais. (trad. Olga Lopes da Cruz) Rio de Janeiro: Francisco Alves, pp.223-44.
GOLDMAN, Marcio. 2007. Políticas e subjetividades nos “novos movimentos sociais”. Ilha – Revista de Antropologia 9(1):8-22.
GONZAGA DE MELLO, Luís. 2002. Antropologia Cultural: iniciação, teoria e temas. Petrópolis: Vozes.
INGOLD, Tim. 2000. Making things, growing plants, raising animals and bringing up children. In: The perception of the environment: essays on livelihood, dwelling and skill. London: Routledge, pp.77-88.
__________. 2003. A evolução da sociedade. In: A.C. Fabian (org.). Evolução: sociedade, ciência e universo. Bauru: EDUSC, pp.107-31.
LAPLANTINE, François. 2003. Aprender Antropologia. (trad. Marie-Agnés Chauvel) São Paulo: Brasiliense.
LARAIA, Roque de Barros. 2005. Da ciência biológica à social: a trajetória da Antropologia no século XX. Habitus 3(2):321-45.
LATOUR, Bruno. 1994. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. (trad. Carlos Irineu da Costa) São Paulo: Ed.34.
LÉVI-STRAUSS, Claude. 2008. A crise moderna da Antropologia.Correio da Unesco5.
__________. 2008. Primitivos?.Correio da Unesco5.[1951]
MARCONI, Marina de A. e PRESOTTO, Zelia M.N. 2002. Antropologia: uma introdução. São Paulo: Atlas.
MAUSS, Marcel. 2003. As técnicas do corpo. In: Sociologia e Antropologia. (trad. Paulo Neves) São Paulo: Cosac & Naify, pp.399-419. (*)
MENDES DE GUSMAO, Neusa M. 1997. Antropologia e educação: origens de um diálogo. Caderno CEDES 43(18):8-25.
ROWE, John H. 1965. The Renaissance foundations of Anthropology. American Anthropologist 67:1-20.
VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo B. 2002. O conceito de sociedade em Antropologia. In: A inconstância da alma selvagem e outros ensaios de Antropologia. São Paulo: Cosac & Naify, pp.295-316. (*)

=>OBS. 1: Os livros da “Bibliografia Básica” fazem parte do acervo da Biblioteca da Unifal.
=>OBS. 2: Os textos marcados com asterisco (*) já foram disponibilizados na minha pasta no xerox.

::::::::::CRONOGRAMA:.
03/03 – Assistência ao debate “Universidade Pública: Para quê e para quem”, no Anfiteatro Leão de Faria (Unifal).
05/03 – Aula: Apresentação do programa de ensino.
10/03 – Aula: UNIDADE I.
12/03 – Aula: UNIDADE I.
17/03 – Aula: UNIDADE I.
19/03 – Aula: UNIDADE I. Avaliação: Relatório 1.
24/03 – Não haverá aula.
26/03 – Aula: UNIDADE I.
31/03 – Não haverá aula.
02/04 – Feriado: Paixão de Cristo.
07/04 – Aula: UNIDADE I.
09/04 – Não haverá aula.
14/04 – Aula: UNIDADE I.
16/04 – Aula: UNIDADE I.
21/04 – Feriado: Tiradentes.
23/04 – Aula: UNIDADE III.
28/04 – Aula: UNIDADE III.
30/04 – Aula: UNIDADE III.
05/05 – Aula: UNIDADE III. Avaliação: Relatório 3.
07/05 – Aula: UNIDADE IV.
12/05 – Aula: UNIDADE IV.
14/05 – Aula: UNIDADE IV.
19/05 – Aula: UNIDADE IV. Avaliação: Relatório 4.
21/05 – Aula: UNIDADE V.
26/05 – Aula: UNIDADE V.
28/05 – Aula: UNIDADE V.
02/06 – Aula: UNIDADE V. Avaliação: Relatório 5.
04/06 – Recesso didático.
09/06 – Aula:.
11/06 – Aula:.
16/06 – Aula:.
18/06 – Aula: Apresentação de seminários.
23/06 – Aula: Apresentação de seminários.
25/06 – Aula: Apresentação de seminários.
30/06 – Aula: Apresentação de seminários.
02/07 – Aula: Apresentação de seminários.

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