Estágio Supervisionado em Ciências Sociais II

Instituição: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Curso: Sociologia (licenciatura).
Ano letivo: 2013.
Período: 2º.
Disciplina: HZ104-A/B – Estágio Supervisionado em Ciências Sociais II
Aulas (turma A): Sexta-feira das 16h às 18h – Sala IH05.
Aulas (turma B): Sexta-feira das 19h às 21h – Sala IH05.
Carga horária total: 120h.
Créditos: 8.
Monitoria: Paulo A.V. Lisboa (PED C) e Cinthia Cristina dos Santos (PAD).

:::::::::::::::::::: PROGRAMA:.
A disciplina será composta por discussões em sala de aula e atividades extra-classe. Em sala de aula, discutiremos material bibliográfico selecionado voltado à questão do ensino de sociologia no ensino médio, dando especial ênfase ao papel da licenciatura na conjuntura brasileira atual. As atividades extra-classe consistirão em estágio docente e em colaboração na construção e manutenção do blog “Estágio Supervisionado em Ciências Sociais“, voltado a alunos, professores e pesquisadores e dedicado à divulgação e discussão de temas ligados ao ensino de sociologia no ensino médio.

:::::::::::::::::::: PLANO DE DESENVOLVIMENTO:.
O objetivo principal da disciplina será oferecer ao aluno um contexto para a discussão informada sobre suas experiências de estágio em contextos de educação não-formal (mas também formal), com especial atenção ao contexto educacional como um espaço de socialização. Outros objetivos associados a este são: refletir sobre o curso de licenciatura do IFCH; refletir sobre a prática do ensino de sociologia no ensino médio; discutir e elaborar material didático.

:::::::::::::::::::: AVALIAÇÃO:.
A nota final de cada aluno será composta por quatro itens: (1) participação em sala de aula; (2) relatório de estágio no final do semestre; (3) apresentação oral sobre a experiência de estágio no final do semestre; (4) publicação no blog “Estágio Supervisionado em Ciências Sociais“.

A avaliação do item 1 (participação do aluno em sala de aula) envolverá assinatura de lista de chamada e também contribuição efetiva para o debate em sala de aula.

A avaliação do item 4 (publicação no blog) envolverá aspectos quantitativos (número e extensão das contribuições) e qualitativos (pertinência de conteúdo, adequação no tratamento dos temas e das fontes, uso correto da linguagem, originalidade etc.). Alunos que não concordarem (por qualquer motivo) com a avaliação pelo blog podem solicitar uma forma alternativa de avaliação (e.g., fichamentos, apresentação oral em sala de aula etc), mas esta precisa ser combinada com antecedência com o professor.

Em qualquer um dos itens de avaliação, o uso de qualquer tipo de material de autoria alheia sem citação explícita da fonte em qualquer material apresentado será considerado plágio e não será avaliado.

INSTRUÇÕES PARA SE REGISTRAR NO WORDPRESS:
1) ACESSE: https://pt-br.wordpress.com/signup/?user=1;
2) SIGA AS INSTRUÇÕES PARA CADASTRO COMO USUÁRIO;
3) ENVIE O ENDEREÇO DE E-MAIL QUE VOCÊ REGISTROU NO WORDPRESS PARA O E-MAIL DA DISCIPLINA (obtido diretamente com o professor ou com colegas);
4) ACEITE O CONVITE PARA PARTICIPAR DO BLOG DA DISCIPLINA QUE CHEGARÁ POR E-MAIL.

:::::::::::::::::::: BIBLIOGRAFIA:.

ARENDT, H. 2009. A crise da educação. In: Entre o passado e o futuro. 6. ed. São Paulo, SP: Perspectiva.

CÂNDIDO, Antônio. 1964. A estrutura da escola. Educação e sociedade: leituras de sociologia da educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, pp.107-28.

DAYRELL, J. 1996. A escola como espaço sociocultural. In: DAYRELL, J. (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG.

DEROUET, Jean-Louis. 2002. A sociologia das desigualdades em educação posta à prova pela segunda explosão escolar: deslocamento dos questionamentos e reinício da crítica. Revista Brasileira de Educação 21.

DURKHEIM, Émile. 1978. Educação e Sociologia. São Paulo: Melhoramentos.

FERNANDES, Florestan. 1983. O dilema educacional brasileiro. In: PEREIRA, L. e FORACCHI, M. M. (orgs.) Educação e sociedade: leituras de sociologia da educação. São Paulo: Nacional, pp.415-41.

FREIRE, Roberto. 1978.

GALLO, Sílvio. 2007. Acontecimento e resistência: educação menor no cotidiano da escola. In: Ana M. Facciolli de Camargo e Márcio Mariguela (orgs.). Cotidiano escolar: emergência e invenção. Piracicaba: Jacintha Editores, pp.21-39.

GATTI, Bernadete A.; BARRETO, Elba S.S. (coords.). 2009. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO.

HANDFAS, Anita. 2012. Formação de professores de sociologia: um debate em aberto. In: HANDFAS, A. e MAÇAIRA, J. P. (org.). Dilemas e perspectivas da sociologia na educação básica. Rio de Janeiro: E-papers, pp. 23-40.

__________. 2009. Formação de professores de sociologia: reflexões sobre diferentes modelos formativos. In: HANDFAS, A. et al. (org.) A Sociologia vai à escola: história, ensino e docência. Rio de Janeiro: Quartet: FAPERJ, pp.187-96.

LORENSETTI, Everaldo; PICANÇO, Katya C.L.; IWAYA, Marilda; FERREIRA, Salvina M.; SILVA, Sheila A.S.; PILÃO, Valéria. 2007. Sociologia: ensino médio. Curitiba: SEED-PR.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. 2006a. Orientações curriculares para o ensino médio – Vol.1: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília.

__________. 2006b. Orientações curriculares para o ensino médio – Vol.2: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília.

__________. 2006c. Orientações curriculares para o ensino médio – Vol.3: ciências humanas e suas tecnologias. Brasília.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. 2011. Guia de livros didáticos: PNLD 2012: Sociologia – ensino médio. Brasília: Secretaria de Educação Básica.

MORAES, Amaury C. 2001. Ensino de sociologia: periodização e campanha pela obrigatoriedade. Caderno Cedes 31(85):359-77.

MORAES, Amaury C. (coord). 2010. Sociologia: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica.

PERALVA, Angelina T.; SPOSITO, Marilia P. 1997. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor: entrevista com François Dubet. (Trad.: Ines R. Bueno)Revista Brasileira de Educação 5/6:222-31.

RANCIÈRE, J. 2010. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Tradução de Lilian do Valle. 3. ed. Belo Horizonte, MG: Autêntica.

SANTOS, Cinthia C. 2013. A inserção da sociologia no ensino médio e a formação de professores de sociologia nas universidades estaduais paulistas após a Lei 11.684 de 2008. Monografia em Ciências Sociais. Campinas: IFCH/Unicamp.

SILVA, Ileizi F. 2007. A sociologia no ensino médio: os desafios institucionais e epistemológicos para a consolidação da disciplina. Cronos 8(2):403-27.

TAKAGI, Cassiana T.T. 2009. O ensino de sociologia na rede estadual de São Paulo. In: HANDFAS, A. et al. (org.) A Sociologia vai à escola: história, ensino e docência. Rio de Janeiro: Quartet/FAPERJ, pp.203-15.

TAKAGI, Cassiana T.T.; MORAES, Amaury C. 2007. Um olhar sobre o ensino de sociologia: pesquisa e ensino. Mediações – Revista de Ciências Sociais 12(1):93-110.

TOMAZI, Nelson D. Introdução ao curso de sociologia.

:::::::::::::::::::: BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:.
BRASIL. 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional.

BRASIL. 2008. Lei no. 11.788 (estágios).

IFCH/UNICAMP. Projeto pedagógico do curso de ciências sociais. Campinas.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. 2010. Plano Nacional de Educação – PNE.

PARRA, Henrique. 2011. Ensino de Sociologia: Licenciatura em Ciências Sociais, Sociologia no Ensino Médio, Estágio. Blog

SÃO PAULO. 2008. Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a Disciplina de Sociologia

SÃO PAULO. Normas regimentais básicas para as escolas estaduais.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2010. Proposta curricular – Sociologia: um novo formato.

SERVIÇO DE APOIO AO ESTUDANTE – UNICAMP. 2011. Estágios. Site.

:::::::::::::::::::: RECURSOS PARA EJA-FUMEC :.

:::::::::::::::::::: CARTA DE ENCAMINHAMENTO PARA ESTÁGIO :.

Estudantes que precisem de carta de encaminhamento para a realização de estágio supervisionado devem: (1) fazer download do modelo disponível abaixo; (2) preencher os campos de “nome” e “RA”; (3) solicitar a assinatura da carta já preenchida ao professor.

:::::::::::::::::::: CRONOGRAMA:.

AULA 01 – Dia 09/08: Discussão sobre o curso de Licenciatura, conduzida por Cinthia C. dos Santos (PAD).

AULA 02 – Dia 16/08: Discussão sobre o curso de Licenciatura. Leituras obrigatórias: Handfas (2009) e Handfas (2012)

AULA 03 – Dia 23/08: Discussão sobre o curso de Licenciatura. Leitura obrigatória: Santos (2013; partes 1 e 2)

AULA 04 – Dia 30/08: Discussão sobre o curso de Licenciatura. Leitura obrigatória: Santos (2013; partes 3 e 4)

AULA 05 – Dia 06/09: Discussão sobre Antropologia e Educação com Paulo A.V. Lisboa (PED C).

AULA 06 – Dia 13/09: Discussão sobre estágios no EJA-FUMEC, envolvendo a Matriz Curricular EJA Anos Iniciais. e o Regimento Escolar das Unidades Educacionais da FUMEC do 1° Segmento da Educação de Jovens Adultos (2011).

AULA 07 – Dia 20/09: Continuação, à luz de Freire (1978), da discussão sobre estágios no EJA-FUMEC, envolvendo a Matriz Curricular EJA Anos Iniciais. e o Regimento Escolar das Unidades Educacionais da FUMEC do 1° Segmento da Educação de Jovens Adultos (2011).

AULA 08 – Dia 04/10: Discussão sobre Derouet (2002).

AULA 09 – Dia 11/10: .

AULA 10 – Dia 28/10: .

AULA 11 – Dia 25/10: Discussão sobre experiências do estágio.

AULA 12 – Dia 01/11: Discussão sobre experiências do estágio.

AULA 13 – Dia 08/11: Discussão sobre experiências do estágio.

AULA 14 – Dia 22/11: Discussão sobre experiências do estágio.

AULA 15 – Dia 29/11: Discussão sobre experiências do estágio.

Dia 06/12: II Jornada de Estágio Supervisionado em Ciências Sociais.

Último dia para cumprimento da carga horária: 30/11.
Período de inserção de conceitos e frequência na DAC: 02 a 17/12.

Uma resposta para “Estágio Supervisionado em Ciências Sociais II

  1. Aguardo o link da monografia da Cintia.
    Também não anotei o e-mail da disciplina, mencionado no item 3 do cadastro do wordpress.
    Grato. Magno

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s