Estágio Supervisionado em Ciências Sociais II

Instituição: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Curso: Sociologia (licenciatura).
Ano letivo: 2011.
Período: 2º.
Disciplina: HZ104-A/B – Estágio Supervisionado em Ciências Sociais II
Aulas (turma A): Quinta-feira das 16h às 18h – Sala PB03.
Aulas (turma B): Quinta-feira das 19h às 21h – Sala PB03.
Carga horária total: 120h.
Créditos: 8.
Monitoria: Thiago Galletta (PED C).

:::::::::::::::::::: PROGRAMA:.
A disciplina será composta por discussões em sala de aula e atividades extra-classe. Em sala de aula, discutiremos material bibliográfico selecionado voltado à questão do ensino de sociologia no ensino médio, dando especial ênfase ao papel da tecnologia tanto como conteúdo disciplinar quanto como ferramenta pedagógica. As atividades extra-classe consistirão em estágio docente e em colaboração na construção e manutenção do blog “Estágio Supervisionado em Ciências Sociais“, voltado a alunos, professores e pesquisadores e dedicado à divulgação e discussão de temas ligados ao ensino de sociologia no ensino médio.

:::::::::::::::::::: PLANO DE DESENVOLVIMENTO:.
As primeiras aulas serão dedicadas à discussão sobre a própria disciplina e à elaboração conjunta de um programa. Cada aluno deverá entregar um “projeto para a disciplina”, no qual serão estabelecidos os critérios para a sua avaliação. As aulas serão expositivas, incluindo também participações especiais de professores e pesquisadores convidados e do PED da disciplina. A construção do blog “Estágio Supervisionado em Ciências Sociais” será considerada uma atividade de ensino não-formal.

:::::::::::::::::::: AVALIAÇÃO:.
A nota final de cada aluno será composta por dois itens: (1) entrega e cumprimento de um “projeto para a disciplina” aprovado pelo professor; (2) participação na construção do blog “Estágio Supervisionado em Ciências Sociais“. A avaliação do item 2 envolverá aspectos quantitativos (número e extensão das contribuições) e qualitativos (pertinência de conteúdo, adequação no tratamento dos temas e das fontes, uso correto da linguagem, originalidade etc.). Alunos que não concordarem (por qualquer motivo) com a avaliação pelo blog podem solicitar uma forma alternativa de avaliação (trabalho final, relatório, apresentação oral em sala de aula etc), mas esta precisa ser combinada com antecedência com o professor. Uso de qualquer tipo de material de autoria alheia sem citação explícita da fonte será considerado plágio e pesará negativamente na avaliação. A participação do aluno em sala de aula também influenciará na sua nota final.

IMPORTANTE: Em comum acordo com a classe, o dia 01 de dezembro foi estabelecido como data limite para entrega de trabalho, de relatório ou para publicação de conteúdo no blog da disciplina. Nesse dia, os trabalhos podem ser entregues para o professor no local e horário normal de aula.

INSTRUÇÕES PARA SE REGISTRAR NO WORDPRESS:
1) ACESSE: https://pt-br.wordpress.com/signup/?user=1;
2) SIGA AS INSTRUÇÕES PARA CADASTRO COMO USUÁRIO;
3) ENVIE O ENDEREÇO DE E-MAIL QUE VOCÊ REGISTROU NO WORDPRESS PARA O E-MAIL DA DISCIPLINA (obtido diretamente com o professor ou com colegas);
4) ACEITE O CONVITE PARA PARTICIPAR DO BLOG DA DISCIPLINA QUE CHEGARÁ POR E-MAIL.

:::::::::::::::::::: BIBLIOGRAFIA:.

GATTI, Bernadete A.; BARRETO, Elba S.S. (coords.). 2009. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO.

LORENSETTI, Everaldo; PICANÇO, Katya C.L.; IWAYA, Marilda; FERREIRA, Salvina M.; SILVA, Sheila A.S.; PILÃO, Valéria. 2007. Sociologia: ensino médio. Curitiba: SEED-PR.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. 2006a. Orientações curriculares para o ensino médio – Vol.1: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília.
__________. 2006b. Orientações curriculares para o ensino médio – Vol.2: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília.
__________. 2006c. Orientações curriculares para o ensino médio – Vol.3: ciências humanas e suas tecnologias. Brasília.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. 2011. Guia de livros didáticos: PNLD 2012: Sociologia – ensino médio. Brasília: Secretaria de Educação Básica.

MORAES, Amaury C. (coord). 2010. Sociologia: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica.

PERALVA, Angelina T.; SPOSITO, Marilia P. 1997. Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor: entrevista com François Dubet. (Trad.: Ines R. Bueno)Revista Brasileira de Educação 5/6:222-31.

SILVA, Ileizi F. 2007. A sociologia no ensino médio: os desafios institucionais e epistemológicos para a consolidação da disciplina. Cronos 8(2):403-27.

TOMAZI, Nelson D. Introdução ao curso de sociologia.

:::::::::::::::::::: BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:.
BRASIL. 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional.

BRASIL. 2008. Lei no. 11.788 (estágios).

IFCH/UNICAMP. Projeto pedagógico do curso de ciências sociais. Campinas.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. 2010. Plano Nacional de Educação – PNE.

PARRA, Henrique. 2011. Ensino de Sociologia: Licenciatura em Ciências Sociais, Sociologia no Ensino Médio, Estágio. Blog

SÃO PAULO. 2008. Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a Disciplina de Sociologia

SÃO PAULO. Normas regimentais básicas para as escolas estaduais.

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2010. Proposta curricular – Sociologia: um novo formato.

SERVIÇO DE APOIO AO ESTUDANTE – UNICAMP. 2011. Estágios. Site.

:::::::::::::::::::: CRONOGRAMA:.

AULA 01 – Dia 04/08: Discussão sobre a disciplina.

AULA 02 – Dia 11/08: Definição do programa.

AULA 03 – Dia 18/08: Entrega do projeto para disciplina. Laboratório de publicação no blog da disciplina e discussão sobre o seu papel.

AULA 04 – Dia 25/08: Discussão com Stefano Schiavetto e Raphael Silveiras sobre experiência no projeto PIBID-IFCH.

AULA 05 – Dia 01/09: Discussão com Thiago Galletta (PED C) sobre o tema: educação para as mídias e apropriação criativa de tecnologias de comunicação no âmbito da educação.

AULA 06 – Dia 08/09: Discussão sobre temas publicados no blog pelos alunos.

AULA 07 – Dia 15/09: Discussão sobre temas publicados no blog pelos alunos (plágio e os supostos privilégios do professor de Sociologia).

AULA 00 – Dia 22/09: Discussão sobre temas publicados no blog pelos alunos (os supostos privilégios do professor de Sociologia).

AULA 08 – Dia 29/09: Discussão com Thiago Galletta (PED C): Projeto rádio-escola.

AULA 09 – Dia 06/10: Discussão sobre temas publicados no blog pelos alunos (em torno da argumentação em favor da legitimidade da atividade do professor de Sociologia frente ao senso comum hegemônico).

AULA 10 – Dia 13/10: Discussão sobre temas publicados no blog pelos alunos (sobre a possibilidade ou não de um consenso mínimo acerca das expectativas frente ao conteúdo ministrado em sala de aula pelo professor de Sociologia).

AULA 11 – Dia 20/10: *Atividade proposta: apresentação, pelos alunos, de temas de livre escolha a partir de material didático disponível para o ensino de Sociologia no Ensino Médio.

AULA 12 – Dia 27/10: *Discussão sobre temas publicados no blog pelos alunos (sobre alguns avanços nas Ciências Sociais a partir da segunda metade do século passado e sobre como eles não são levados em conta pelo “senso comum sociológico” que informa a maior parte das discussões sobre o ensino de Sociologia no Ensino Médio).

Dia 03/11: NÃO HOUVE AULA DEVIDO À GREVE DOS ESTUDANTES.

Dia 10/11: Discussão com Thiago Galletta (PED C). ATIVIDADE SUSPENSA DEVIDO À GREVE DOS ESTUDANTES.

Dia 17/11: Breve discussão sobre a greve e a disciplina com número reduzido de alunos.

Dia 24/11: Discussão sobre a greve e a disciplina com número reduzido de alunos.

Dia 01/12: ÚLTIMO DIA PARA ENTREGA DO TRABALHO FINAL (daqueles que não quiserem ser avaliados pela participação no blog) E PARA POSTAGENS (daqueles que quiserem ser avaliados pela participação no blog).

AULA 13 – Dia 15/12: Discussão livre sobre a greve, sobre a disciplina e sobre avaliação.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s