Sociologia de Marx

Instituição: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Curso: Graduação em Ciências Sociais.
Ano letivo: 2012.
Período: 2º.
Disciplina: HZ258-B – Sociologia de Marx
Aulas: Terça-feira das 19h às 22h – Sala IH07.
Carga horária total: 90h.
Créditos: 6.
Monitoria: Stefano Schiavetto (PED C).

:::::::::::::::::::: PROGRAMA:.
O principal objetivo da disciplina é apresentar e discutir alguns conceitos marxianos fundamentais e suas relações. Como objetivo suplementar, a disciplina também envolverá discussões sobre a contemporaneidade do pensamento marxiano. A disciplina será voltada para alunos com pouco ou nenhum contato anterior com Marx.

:::::::::::::::::::: PLANO DE DESENVOLVIMENTO:.
A disciplina se iniciará pela leitura do Manifesto do partido comunista e de “Salário, Preço e Lucro”, seguirá com a leitura de alguns capítulos de A ideologia alemã e concluirá com a leitura de alguns capítulos de O Capital. As aulas serão expositivas, em formato de debate em torno de questões suscitadas pela leitura detida dos textos.

:::::::::::::::::::: AVALIAÇÃO:.

A nota final de cada aluno resultará de uma ponderação envolvendo: (1) sua presença em aula; (2) sua participação em sala de aula; e (3) sua nota em uma prova final.

(1) Presença em sala de aula: Registro de presença em sala de aula.

(2) Participação em sala de aula: A disciplina será baseada na leitura atenta e discussão de escritos selecionados de Marx. Assim, espera-se que os dicentes contribuam para o avanço da discussão.

(3) Prova final: Uma das aulas finais do semestre (a ser definida) será dedicada à realização de uma prova escrita, individual e com consulta, na qual cada aluno deverá evidenciar a apreensão de importantes conceitos marxianos e de suas relações. As questões da prova serão debatidas com antecedência com a classe, e um exame será oferecido para aqueles que não alcançarem a nota mínima na disciplina (cinco). Uma pré-prova optativa sobre o Manifesto do Partido Comunista será oferecida na segunda parte da aula do dia 9 de outubro, valendo 2 pontos na média final. OBS: exemplos de questões de prova podem ser encontrados aqui.

:::::::::::::::::::: BIBLIOGRAFIA:.

MARX, Karl. 1996. Salário, preço e lucro. In: O capital: crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural, pp.72-119 (marxists.org) [1965]
__________. 1996. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Nova Cultural. [1867]
__________. 2006. O capital: crítica da economia política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. [1867]

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. 2006. Manifesto do partido comunista. São Paulo: Global. (marxists.org) [1948]
__________. 2007. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B.Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. (Trad. Rubens Enderle et al.) São Paulo: Boitempo. [1845-6]

Referências Complementares:

HARVEY, David. 1998. Condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. (Trad. Adail U. Sobral e Maria S. Gonçalves) São Paulo: Loyola.
__________. 2010. Reading Capital. davidharvey.org

KURZ, Robert. 1996. O colapso da modernização: da derrocada do socialismo de caserna à crise da economia mundial. (Trad. Karen E. Barbosa) São Paulo: Paz e Terra.

MARXISTS.ORG. Marxists Internet Archive. http://www.marxists.org/ (português)

MATERIAL REUNIDO SOBRE MARX

:::::::::::::::::::: CRONOGRAMA:.

AULA 01 – Dia 07/08: Apresentação da disciplina.

AULA 02 – Dia 14/08: Discussão do Manifesto do Partido Comunista. Leitura e discussão dos prefácios às edições alemã de 1872 e russa de 1882.

AULA 03 – Dia 21/08: Discussão do Manifesto do Partido Comunista. Leitura e discussão dos prefácios às edições alemã de 1883, inglesa de 1888, alemã de 1890, polonesa de 1892 e italiana de 1893.

AULA 04 – Dia 28/08: Discussão do Manifesto do Partido Comunista. Leitura e discussão do capítulo I: “Burgueses e proletários”.

AULA 05 – Dia 11/09: Discussão do Manifesto do Partido Comunista. Leitura e discussão do capítulo II: “Proletários e comunistas”.

AULA 06 – Dia 18/09: Discussão do Manifesto do Partido Comunista. Leitura e discussão do capítulos III e IV: “Literatura socialista e comunista”; “A posição dos comunistas perante os vários partidos de oposição”.

AULA 07 – Dia 25/09: Discussão do texto “Salário, preço e lucro” (do início até a seção VI).

AULA 08 – Dia 09/10: Discussão do texto “Salário, preço e lucro” (da seção VI até o final). Realização de pré-prova optativa sobre o Manifesto do Partido Comunista.

AULA 09 – Dia 16/10: Discussão do Capítulo I de O Capital, “A Mercadoria” (seção “Os dois fatores da mercadoria: valor de uso e valor”).

AULA 10 – Dia 23/10: Discussão do Capítulo I de O Capital, “A Mercadoria” (seção “Duplo caráter do trabalho representado nas mercadorias”). Realização de avaliação discente da disciplina.

AULA 11 – Dia 30/10: Discussão do Capítulo I de O Capital, “A Mercadoria” (seção “A forma de valor ou o valor de troca”).

AULA 12 – Dia 06/11: Discussão do Capítulo I de O Capital, “A Mercadoria”(seção “O caráter fetichista da mercadoria e seu segredo”).

AULA 13 – Dia 13/11: Discussão de trechos selecionados de A ideologia alemã.

AULA 14 – Dia 27/11: Síntese e discussão geral das leituras realizadas ao longo do semestre; considerações sobre a atualidade de Marx.

AULA 15 – Dia 04/12: Prova Final.

AS NOTAS DEVEM SER INSERIDAS NO SISTEMA DA DAC ENTRE 3 e 18 DE DEZEMBRO.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s