Teoria Sociológica

Instituição: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Curso: Programa de Pós-Graduação em Sociologia.
Ano letivo: 2012.
Período: 1º.
Disciplina: SO101/SO161 – A – Teoria Sociológica I/II.
Aulas: Quinta-feira das 14h às 18h – Sala (ainda indefinida).
Carga horária total: 60h.
Créditos: 4.

:::::::::::::::::::: PROGRAMA:.
Se toda teoria sociológica for, também e inevitavelmente, prática sociológica, o que é pensar-fazer sociologia hoje? De um lado, temos as imagens da sociologia propostas pelo senso comum e pelos meios de comunicação em geral, ora como um instrumento politizador e emancipador do indivíduo-cidadão, ora como pseudo-ciência ou charlatanismo ideológico. De outro lado, temos a imagem da sociologia proposta por cientistas contemporâneos de várias áreas do conhecimento, como caso privilegiado de um novo ideal científico, capaz de combinar análises qualitativas e quantitativas numa compreensão operacional de redes e sistemas complexos e fora de equilíbrio (ou metaestáveis). Esta disciplina propõe a criação de um ambiente de experimentação teórico-prática em torno de nosso próprio fazer-pensar sociológico atual. Com este objetivo, promoverá, num primeiro momento, leituras e discussões sobre a situação da sociologia frente à ciência e à sociedade contemporâneas (UNIDADE I). Num segundo momento, promoverá a reflexão em torno de temas e conceitos normalmente tidos como centrais para a sociologia, a partir da leitura e discussão de textos específicos (UNIDADE II). A última unidade da disciplina será dedicada a leituras e discussões em torno de possíveis avanços e inovações na teoria-prática sociológica contemporânea (UNIDADE III).

:::::::::::::::::::: PLANO DE DESENVOLVIMENTO:.
A disciplina será dividida em três unidades, como detalhado abaixo. O plano de desenvolvimento aqui proposto poderá ser alterado por decisão coletiva em sala de aula.

UNIDADE I – Ciência contemporâneaCiência da sociedade? Na primeira aula desta unidade consideraremos o problema da cientificidade da sociologia até meados do século XX e depois até o início do século XXI. Ciência hoje: Na segunda aula desta unidade, que contará com a participação do Prof. Dr. Márcio Barreto (FCA/Unicamp; CTeMe), trataremos da especificidade das práticas científicas a partir de avanços como a teoria da relatividade e a mecânica quântica. Sociologia hoje: Na terceira aula desta unidade discutiremos aspectos do atual estado da teoria-prática sociológica.

UNIDADE II – Temas e conceitos – Esta unidade será composta de leituras e discussões de textos escolhidos coletivamente lidando com temas e conceitos entendidos pela classe como centrais para a sociologia: movimentos sociais; classe; emancipação; etnicidade; controle; estrutura; sistema; rede; gênero; tecnologia; pós-industrial; arte; sociedade; religião.

UNIDADE III – Avanços e inovações na teoria-prática sociológica – O conteúdo desta unidade será definido a partir das discussões suscitadas nas unidades anteriores.

:::::::::::::::::::: AVALIAÇÃO:.
A nota final de cada aluno resultará de uma ponderação envolvendo: (1) sua presença e participação em sala de aula; (2) sua nota em pelo menos uma apresentação em sala de aula; e (3) sua nota em trabalho individual escrito.

(1) Presença e participação em sala de aula: Além do registro de presença em sala de aula, espera-se que o dicente contribua de alguma maneira para a construção coletiva do conhecimento ao longo do semestre.

(2) Apresentação em sala de aula: A maior parte das aulas envolverá alguma apresentação dicente, com data e tema previamente combinado. Cada dicente deverá realizar ao menos uma apresentação (individual ou em grupo) durante o semestre. As apresentações terão entre 20 e 30 minutos.

(3) Entrega de um trabalho escrito individual: Cada dicente deverá entregar um trabalho individual em forma impressa, no local e no horário da aula, nos dias [a ser definido], seguindo a seguinte formatação: entre 10 e 20 páginas numeradas; 3 cm em todas as margens; espaço 1,5 entre as linhas; fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12. O tema do trabalho deve ter alguma relação com o conteúdo da disciplina. Trabalhos entregues depois do dia [a ser definido] ou com formatação diferente podem ter desconto na nota. Trabalhos plageados (total ou parcialmente) serão anulados. Entende-se por plágio a cópia de material alheio sem indicação e menção da fonte.

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:::::::::::::::::::: CRONOGRAMA:.
AULA 01 – 01/03: Apresentação da disciplina.
AULA 02 – 08/03: UNIDADE I: Ciência da sociedade? TURNER (1998a, 1998b, 2006) e BABBIE et al. (1998).
AULA 03 – 15/03: UNIDADE I: Ciência hoje. MERLEAU-PONTY (2000). Participação especial do Prof.Dr. Márcio Barreto (FCA/UNICAMP; CTeMe).
AULA 04 – 22/03: UNIDADE I: Sociologia hoje. GANE (2005), LATOUR (1998) e WATTS (2007).
AULA 05 – 29/03: UNIDADE II: Apresentação do grupo Movimentos sociais (Beatriz, Enrico, Pedro, Valter). Bibliografia: ALONSO, A. (As teorias dos movimentos sociais: um balanço do debate. Lua Nova 76:49-86, 2009); FRASER, N. (A justiça social na globalização: redistribuição, reconhecimento e participação. Eurozine, 2003); GALVÃO, A. (Os movimentos sociais da América Latina em questão. Revista Debates 2(2):8-24, 2008); GOHN, M. da G. (Abordagens teóricas no estudo dos movimentos sociais na América Latina. Caderno CRH 21(54):439-55, 2008); GOLDMAN, M. (Políticas e subjetividades nos “novos movimentos culturais”. Ilha 9(1-2):8-22, 2007).
05/04: Não haverá atividades.
AULA 06 – 12/04: UNIDADE II: Apresentação do grupo Classe (Lucas, Márcio, Murilo, Tábata). Bibliografia: BOURDIEU, P. (Condição de classe e condicionamentos sociais. In: A Distinção: Crítica Social do Julgamento. Porto Alegre: ZOUK, 2008); DELEUZE, G. e GUATTARI, F. (1933- Micropolítica e Segmentaridade. In: Mil Platôs: Capitalismo e Esquizofrenia. Vol.3. São Paulo: Ed.34, 1996); HALBWACHS, M. (Leçon XVI – Conclusion: La technique et la société. In: Les Classes Sociales: Édition établie, annotée et introduite par Gilles Montigny. Paris: PUF, 2008); HARVEY, D. (Do Fordismo à Acumulação Flexível. In: A condição Pós-Moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 2005); NEGRO, A.L. e GOMES, F. (Além de senzalas e fábricas: uma história social do trabalho. Tempo Social 18(1):217-240, 2006).
AULA 07 – 19/04: UNIDADE II: Apresentação do grupo Emancipação (Fernando, Nara). Bibliografia: GORZ, A. (Introdução; O proletariado segundo São Max; Morte e ressurreição do sujeito histórico: a não-classe dos proletários pós-industriais; Por uma sociedade dualista. In: Adeus ao proletariado); HABERMAS, J. (Que siginfica socialismo hoje? Novos Estudos Cebrap 30); MÉSZÁROS, I. (Prefácio à edição brasileira (itens 1 a 3). In: Para além do capital).
26/04: Não haverá aula.
AULA 08 – 03/05: UNIDADE II: Apresentação do grupo Controle (Elton e Tatiana). Bibliografia: FOUCAULT, M. (Disciplina (Terceira Parte) In: Vigiar e Punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 2004, pp.117-94); DELEUZE, G. (Post-scriptum sobre as sociedades de controle. In: Conversações. Rio de Janeiro: Ed.34, 1992, pp.219-26; Um novo cartógrafo (Vigiar e Punir). In: Foucault. São Paulo: Brasiliense, 1988, pp.33-53; Controle e devir. In: Conversações. Rio de Janeiro: Ed.34, 1992, pp.209-18). Apresentação do grupo Estrutura, sistema, rede (Danilo e Marcela). Bibliografia: LATOUR, B. (Como terminar uma tese de Sociologia: pequeno diálogo entre um aluno e seu professor. Cadernos de campo 1(1):339-52, 1991; Reassembling the Social. Oxford: Oxford University Press, 2005); LUHMANN, N. (Sistema y función (capítulo 1). In: Sistemas
Sociales: Lineamientos para una teoría general
. Barcelona: Anthropos, 1998, pp.37-76); ALMEIDA, M. (Simetria e entropia: sobre a noção de estrutura de Lévi-Strauss. Revista de Antropologia 42(1-2), 1999); PARSONS, T. (Orientações Teóricas (capítulo II). In: O Sistema das Sociedades Modernas. São Paulo: Pioneira, 1974, pp.15-42

AULA 09 – 10/05: UNIDADE II: Apresentação do grupo Etnicidade (Carla, Daniel). Bibliografia: BARTH, F. (Grupos étnicos e suas fronteiras. In: Teorias da Etnicidade. São Paulo: Unesp, pp.187-227); SANSONE, L. (Um paradoxo afro-latino? Marcadores étnicos “ambíguos”, divisões nítidas de classe e uma cultura negra vivaz. In: Negritude sem etnicidade. Bahia/Rio de Janeiro: Pallas/UFBA, 2004, pp.9-35).
AULA 10 – 17/05: UNIDADE II: Apresentação do grupo Gênero (Fernanda, Joice, Julia). Bibliografia: SCOTT, J. (Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação e Realidade 16(2):5-22, 1990); YOUNG, I.M. (Lived body vs. Gender. Reflections on Social Structure and Subjectivity. In.: On Female Body Experience. Throwing like a girl and other essays. New York: Oxford University Press, 2005. pp.24-38); KERGOAT, D. (Divisão sexual do trabalho e relações sociais de sexo. In: HIRATA et al. (orgs.). Dicionário Crítico do Feminismo. São Paulo: Editora UNESP, 2009, pp. 67-75); HARAWAY, D. (A cyborg manifesto: science, technology, and socialist-feminism in the late twentieth century. In: Simians, cyborgs, and women: the reinvention of nature. London: Free Association Books, 1991, pp.149-81).
AULA 11 – 24/05: UNIDADE II: Apresentação do grupo Tecnologia e o pós-industrial (Rafael, Thiago, Stefano, Raphael). Bibliografia: LAZZARATO, M.; NEGRI, A. (Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2001. Introdução e Capítulo 1: Trabalho imaterial e subjetividade); CALLON, M. (Society in the making: The study of tecnhology as a tool for sociological analysis. In: Wiebe, E. Bijker, Thomas P. Hughes, Trevor Pinch (eds.). The Social Construction of Technological Systems New Directions in the Sociology and History of Technology. Cambridge: The MIT Press, 1989); LE BRETON, D. (O corpo como excesso. In: Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus Editora, 2007, p. 181-220); PASQUINELLI, M. (Guerra Civil Imaterial: Protótipos deConflito dentro do Capitalismo Cognitivo)
AULA 12 – 31/05: Discussão livre sobre o “caso Nicolelis”. ATIVIDADE OPTATIVA: Painel na Automática.
07/06: Não haverá atividades.
AULA 13 – 14/06:
AULA 14 – 21/06: UNIDADE II: Apresentação do grupo Arte (Camila, Sheyla, Benjamin). Bibliografia:.
AULA 15 – 28/06: UNIDADE II: Apresentação do grupo Sociedade (Henrique). Bibliografia:.Apresentação do grupo Religião (Fabien). Bibliografia: T. PARSONS (Funciones sociales de la religion. In: Sociologia de la religion y la moral, p.229-43)
E. DURKHEIM (Definição do fenômeno religioso e da religião. In: As formas elementares da vida religiosa, livro 1, capítulo 1, p.53-80); M. WEBER (A confissão religiosa e estratificação social. In: A ética protestante e o espírito do capitalismo, p.29-39); BEN BARKA M. (Originalité et utilité sociale de la religion civile américaine); G. BAUM (L´avenir de la religion entre Durkheim et Weber).

02/07 a 17/17: Período para entrada de Conceitos e Frequências do 1º período letivo de 2012.

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