Tópicos Especiais de Humanidades I: Engenharia e sociedade (2S2014)

Instituição: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Cursos: Graduação em Engenharia Civil (12); Graduação em Engenharia da Computação (34); Graduação em Engenharia Elétrica (11 e 41); Graduação em Engenharia Mecânica (10).
Ano letivo: 2014.
Período: 2º.
Disciplina: HZ291-A/B – Tópicos Especiais de Humanidades I: Engenharia e sociedade.
Turma A: Sexta-feira das 14h às 16h – Sala CB04.
Turma B: Quinta-feira das 19h às 21h – Sala CB18.
Carga horária total: 30h.
Créditos: 2.

PROGRAMA
Disciplina obrigatória para os Cursos de Graduação em Engenharia Civil (12) e Engenharia da Computação (34) – e eletiva para os Cursos de Graduação em Engenharia Elétrica (11 e 41) e Engenharia Mecânica (10) – da Unicamp. Contexto importantíssimo para a interlocução entre cursos de Humanas e Engenharias da Unicamp. Neste semestre a disciplina será voltada para uma reflexão sobre as implicações socio-antropológicas da engenharia.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO
A disciplina será baseada no debate acerca de um material bibliográfico e audiovisual voltado para as implicações socio-antropológicas da engenharia. Aspectos desse debate são, entre outros, as relações entre engenharia e: ciência; ética; estética; capitalismo; controle; revoluções industrial e pós-industrial; meio ambiente e ecologia. Será trabalhada a relação ciência-engenharia-sociedade.O objetivo da disciplina será oferecer aos alunos subsídios para eventuais aprofundamentos nos aspectos sócio-antropológicos de suas práticas como engenheiros.

AVALIAÇÃO
A média final de cada aluno será definida por duas variáveis: (1) trabalho audiovisual; (2) presença em sala de aula. Será aprovado o aluno que ficar com média final igual ou maior que 5. Alunos que não alcançarem esta nota final poderão solicitar a realização de exame.

(1) Trabalho audiovisual: consistirá preferencialmente em uma curta entrevista (duração entre 10 e 20 minutos) com algum engenheiro, sobre as relações entre engenharia e sociedade, seguindo um roteiro previamente definido de questões. Detalhes relativos à realização, entrega e avaliação da entrevista serão esclarecidos em sala de aula. Alternativas ao trabalho audiovisual: nos primeiros dias de aula serão propostas alternativas ao trabalho audiovisual a partir de demandas específicas (saravá, arduino, android).

(2) Presença em sala de aula: Seguindo a regulação da DAC, será reprovado o aluno que exceder o limite máximo de 4 faltas (25% da carga horária). A presença em sala de aula deverá ser registrada pelo próprio aluno (com nome, RA e turma) em lista disponibilizada durante cada aula. A ausência de registro na lista resultará no registro de falta na aula correspondente. Cabe ao aluno certificar-se de que registrou presença na lista em todas as aulas presenciadas. Não será aceito o registro de presença de um aluno feito por outro aluno. Só serão abonadas faltas justificadas diretamente ao professor responsável e com apresentação de documentação comprobatória ou atestado. Alunos de uma turma (A ou B) podem assistir livremente aulas no dia/horário/local da outra turma, devendo registrar a letra correspondente de sua turma na lista de presença. Alunos que tiverem apenas uma ou nenhuma falta durante o semestre ganharão um ponto na média final.

Exame: Alunos que não ancançarem média final 5 poderão solicitar a realização de exame. O exame consistirá em resposta dissertativa, redigida à mão, a questões formuladas pelo professor, e será realizado presencialmente, em dia/horário/local a ser combinado.

BIBLIOGRAFIA
LÉVI-STRAUSS – engenheiro e bricoleur
FREYRE – engenharia social
CALLON – engenheiro é sociólogo
LEROI-GOURHAM –
HARAWAY – ciborgue
SCHROEDINGER – what is life
WIENER –
SIMONDON
GELL
LATOUR
DURKHEIM
STERLING
FREIRE, Emerson. s.d. Tecnólogo e mercado: uma relação a ser revisitada. Texto enviado pelo autor.
MARX

CRONOGRAMA

AULA 01 – Dias x (turma B) e x (turma A): Apresentação da disciplina. Experimento 1: How to Play the Telephone Game; Chinese whispers.

AULA 02 – Dias x (turma B) e x (turma A): Experimento 2. Debate a partir dos dois experimentos e dos estudos em sócio-antropologia da ciência e da tecnologia.

AULA 03 – Dias x (turma B) e x (turma A): Ciência, tecnologia e sociedade, ou alguns princípios para uma sócio-engenharia: tudo age; fazer-fazer; ciência é poder; máquinas, estruturas, sistemas e redes sociais.

AULA 07 – Dias x (turma B) e x (turma A): Definindo a proposta da disciplina e o roteiro de entrevista para o trabalho final.

AULA 04 – Dias x (turma B) e x (turma A): O caso da produção industrial de produtos derivados de animais. Veja como gigantes alimentícias distorcem nossa visão sobre as condições dos animais; Pegadinhas Ivo Holanda Linguiça Instantânea Carne Suina no Moedor de Porco; Scott – Automated Lamb Boning System 2013.

AULA 05 – Dias x (turma B) e x (turma A): O caso do automóvel. Videos: Goofy in ‘Motor Mania’ (1950); Crash. Lévi-Strauss, Guattari; Gell. Mike terrorista; Zen e a arte da manutenção.

AULA 06 – Dias x (turma B) e x (turma A): O caso da fotografia. Benjamin, Dubois.

AULA 08 – Dias x (turma B) e x (turma A): Palestra Diego.

AULA 09 – Dias x (turma B) e x (turma A): Palestra Stefano.

AULA 10 – Dias x (turma B) e x (turma A): Palestra Raphael.

AULA 11 – Dias x (turma B) e x (turma A): .Palestra Emerson.

AULA 12 – Dias x (turma B) e x (turma A): .Palestra Rafael Malhão.

AULA 13 – Dias x (turma B) e x (turma A): Palestra Rainer

AULA 14 – Dias x (turma B) e x (turma A): Exibição das Avaliações.

AULA 15 – Dias x (turma B) e x (turma A): Exibição das Avaliações.

Último dia para cumprimento da carga horária: x.
Período de inserção de conceitos e frequência na DAC: x a x.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s