Sociologia de Durkheim (1S2021)

FIGURA: Detalhe de Un dimanche après-midi à l’Île de la Grande Jatte, de Georges Seurat (1884-6).

Instituição: Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Curso: Graduação em Ciências Sociais.
Ano letivo: 2021.
Período: 1º.
Disciplina: HZ158-A – Sociologia de Durkheim
Aulas: Quinta-feira das 8h às 12h – Sala Google Meet (link: https://meet.google.com/lookup/eywmhsuv3k); Sala Google Classroom (código: e2ixluf).
Carga horária total: 75h.
Créditos: 5.
Monitoria: Rhavier Henrique Mazieri Pereira (PED C). Alice Arbex de Souza, Bianca Bonatto Graciano e Eloisa Nascimento Cavalcanti (PADs).

PROGRAMA
O principal objetivo da disciplina é propiciar aes ingressantes no Curso de Graduação em Ciências Sociais da Unicamp um primeiro contato não apenas com as obras e os conceitos deste fundador da Sociologia, Émile Durkheim, mas também com a teoria-prática sociológica contemporânea. Será debatido o contexto sociopolítico e cultural da época em que Durkheim desenvolveu suas pesquisas, assim como desdobramentos contemporâneos de suas ideias. A disciplina pretende, assim, contribuir com a iniciação des estudantes na teoria-prática sociológica contemporânea, sendo voltada para estudantes com pouco ou nenhum contato anterior com a obra de Durkheim, ou com as ciências sociais.

PLANO DE DESENVOLVIMENTO
Estamos em meio à pandemia da Covid-19. Mas os cursos da Unicamp continuam acontecendo. Para conseguir realizar a disciplina nesse contexto, usaremos as plataformas Google Meet e Google Class, dado que infelizmente, desde outubro de 2018, a empresa privada norte-americana Google é o sistema de informação oficial da universidade pública brasileira Unicamp.

Serão realizados encontros semanais online via Google Meet, nos dias e horários oficiais da disciplina (quintas-feiras das 8h às 12h), seguindo o “CRONOGRAMA” detalhado abaixo. O conteúdo desses encontros será trabalhado em 3 blocos.

(1) No primeiro bloco, que envolve as primeiras 3 aulas, serão apresentadas a disciplina HZ158, o contexto histórico e biográfico de Durkheim, e a sua obra como um todo.

(2) No segundo bloco, que é o mais extenso, serão trabalhadas diretamente cada uma das principais obras de Durkheim, assim como diferentes abordagens e usos contemporâneos delas. Estão previstos encontros com docentes e pesquisadores do IFCH neste segundo bloco, que serão convidades para conversar sobre Durkheim e sobre suas próprias pesquisas.

(3) Por fim, no terceiro e último bloco, serão realizadas revisões de conteúdos, desenvolvimentos de tópicos específicos, e encaminhamentos ligados à avaliação.

Não será cobrada presença nesses encontros online, que serão gravados e disponibilizados para a classe no Google Classroom.

Além dos encontros semanais online, o docente e ses estagiários PED e PAD disponibilizarão materiais complementares, e também um horário semanal para “plantão de dúvidas” online.

AVALIAÇÃO
Seguindo a orientação geral do IFCH, estudantes desta disciplina serão avaliados por meio dos conceitos “S” (suficiente) e “I” (insuficiente).

Serão aprovades estudantes que cumprirem as seguintes 2 exigências da disciplina:

(1) Fichamento orientado: Cada estudante deverá entregar 1 fichamento orientado, de páginas selecionadas de algum dos quatro principais livros de Durkheim. A data de entrega desse fichamento é 01/07. O fichamento é “orientado”, pois pressuponho que e estudante ainda não tem experiência na produção de fichamentos e que, portanto, deverá ser orientade na sua produção. As orientações para a produção do fichamento podem ser acessadas aqui. Os fichamentos serão avaliados como “suficiente” ou “insuficiente”. Fichamentos avaliados como “insuficiente” precisarão ser refeitos.

(2) Proposta de pesquisa: Cada estudante deverá propor (individualmente ou em grupo), na forma de texto, uma pequena pesquisa sociológica explorando algum aspecto ou conceito da sociologia de Durkheim. Esta proposta deverá ser entregue até o dia 08/07. Ideias para esta proposta de pesquisa serão apresentadas e debatidas ao longo do semestre, em nossos encontros online.

Estudantes que entregarem 1 fichamento e 1 proposta de pesquisa, nas datas previstas, serão aprovades na disciplina com conceito “S” (suficiente). Estudantes que, por qualquer motivo, não sejam capazes de cumprir esses requisitos da disciplina, devem entrar em contato com o docente para negociar alternativas. Estudantes que, por qualquer motivo, sejam reprovades com conceito “I” (insuficiente) na disciplina, podem solicitar revisão desse conceito, mediante nova avaliação (é de responsabilidade de estudante a iniciativa de solicitar essa revisão).

SOBRE PLÁGIO: Plágio consiste na cópia de texto escrito por outrem sem indicação clara e citação da fonte original. A identificação de plágio (total ou parcial) em qualquer trabalho apresentado (fichamento ou proposta de pesquisa) resultará na recusa do trabalho, que precisará ser refeito.

SOBRE PRESENÇA: Em função da pandemia da Covid-19, não haverá registro de presença des estudantes. Todes estudantes receberão presença integral (100%).

CRONOGRAMA
AULA 01 – Dia 25/03: Apresentação do curso e da disciplina. Leituras sugeridas: Catálogo de Graduação (Página do Curso, Currículo Pleno e Proposta de Currículo); IFCH-Graduação; e Projeto Pedagógico dos Cursos de Graduação em Ciências Sociais Integral (16) e Noturno (44) do IFCH/Unicamp.

AULA 02 – Dia 08/04: Antecedentes e contextos histórico e teórico de surgimento da sociologia de Durkheim. Leituras sugeridas: Aron (2000); Benoit (2006); Crary (1999); Mucchielli (2001); Rodrigues (2000); Vargas (2000). Leituras complementares: Comte (1978); Gane (2006); Giddens (1981).

AULA 03 – Dia 15/04: Apresentação geral da sociologia de Durkheim. Leituras sugeridas: Aron (2000); Collins (2009); De Nora (2014); Ferreira (2021); Giddens (1998); Lévi-Strauss (2013); Mattedi (2006); Oliveira (2009); Ortiz (1989); Pedersen (2006); Pinheiro Filho (2004); Quintaneiro (2003); Rawls (2002); Rodrigues (2000); Sell (2006); Tiryakian (1980); Vargas et al (2015). Leituras complementares: Gane (2002); Massella et al (2009); Oliveira e Weiss (2016).

AULA 04 – Dia 22/04: Aula Rhavier. Durkheim e pesquisa social hoje. Leitura sugerida: Durkheim (1995:XI-XXXIV, 1-47, 145-51).

AULA 05 – Dia 29/04: Aula Pedro. As formas elementares da vida eletrônica. Leitura sugerida: Ferreira (no prelo).

AULA 06 – Dia 06/05: Aula RMS. Apresentação e discussão sintética de As regras do método sociológico (RMS). Leitura sugerida: Durkheim (1995:XI-XXXIV, 1-47, 145-51). Leituras complementares: Hertzog e Weiss (2015); Daguiato (2020).

AULA 07 – Dia 13/05: Conversas de formação e pesquisa 1: Michel Nicolau Netto (DS).

AULA 08 – Dia 20/05: Aula DTS. Apresentação e discussão sintética de Da divisão do trabalho social (DTS). Leitura sugerida: Durkheim (2012:V-L, 1-9); Rodrigues (2000:63-102). Leituras complementares: Ferreira de Vares (2011; 2020); Freire (2019); Oliveira (2010); Renato dos Reis e Werle (2016).

AULA 09 – Dia 27/05: Conversas de formação e pesquisa 2: Bárbara Geraldo de Castro (DS).

AULA 10 – Dia 10/06: Aula S. Apresentação e discussão sintética de O suicídio (S). Leitura sugerida: Durkheim (2004:1-26, 381-513); ; Rodrigues (2000:108-22). Leituras complementares: Ferreira de Vares (2017); Harriford e Thompson (2008); Silva e Couto (2019); Teixeira (2002).

AULA 11 – Dia 17/06: Conversas de formação e pesquisa 3: Ronaldo Almeida (DA) [ATENÇÃO, HORÁRIO DIFERENTE: Excepcionalmente, esta aula se iniciará às 8h].

AULA 12 – Dia 24/06: Aula FEVR. Apresentação e discussão sintética de As formas elementares da vida religiosa (FEVR). Leitura sugerida: Durkheim (1996:V-XXVII, 3-32, 457-98). Leituras complementares: Douglas (2007); Durkheim e Mauss (2001); Latour (2014); Oliveira (2012); Ortiz (2012); Pinheiro Filho (2004); Quagliato (2020); Queiroz (2017); Rawls (2001, 2004); Sena (1983); Tiryakian (2017); Weiss (2012a, 2012b, 2013).

AULA 13 – Dia 01/07: Conversas de formação e pesquisa 4: Joana Cabral de Oliveira (DA). Data de entrega do fichamento orientado.

AULA 14 – Dia 08/07: Aula Durkheim e Educação. Data de entrega da proposta de pesquisa. Leitura sugerida: Durkheim (2007). Leituras complementares: Durkheim (2011); Ferreira de Vares (2019); Filloux (2010).

AULA 15 – Dia 15/07: Revisões.

17/07 – Prazo da DAC para o término das aulas do 1º período letivo de 2021.
12 a 26/07 – Prazo para entrada de Conceitos do 1º período letivo de 2021.
(ver: Calendário de Graduação – 2021)

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DURKHEIM, Émile.

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    1995. As regras do método sociológico. (Trad. Paulo Neves) São Paulo: Martins Fontes [1894]
    2004. O suicídio. (Trad. Monica Sthael) São Paulo: Martins Fontes [1897]
    1996. As formas elementares da vida religiosa. (Trad. Paulo Neves) São Paulo: Martins Fontes [1912]
    2011. Educação e sociologia. (Trad. Stephania Matousek) Petrópolis: Vozes. [1922]
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MATERIAL COMPLEMENTAR